logo

Atualidades

Promotor destaca em palestra direitos das mulheres em relação a Lei Maria da Penha


img


Durante o 13º Encontro da Mulher Rural de Indiavaí, o Promotor de Justiça da Comarca de Araputanga, Luiz Fernando Rossi Pipino ministrou palestra sobre os direitos da mulheres em relação a Lei Maria da Penha.

Para ele, o grande desafio e a meta é trabalhar no plano da conscientização das mulheres sobre seus direitos e garantias. “É importante prevenir e alertá-las a respeitos dos efeitos nefastos da violência doméstica do homem contra a mulher”, afirmou.

Doutor Luiz Fernando destacou que a informação da agressão às autoridades são procedimentos necessários para que as mulheres possam assegurar seus direitos. “São medidas protetivas que a Lei Maria da Penha se utiliza, para afastar o agressor do lar, impedir que ele se aproxime da ofendida e ela tenha sempre resguardada a sua integridade física e moral”, afirmou.

Ele observou que a violência doméstica é um ciclo histórico em que o homem começa com ataques verbais, que posteriormente  são intensificados com a violência corporal. “Depois ele passa por um processo de arrependimento, passa a tratar a mulher bem, retoma esse ciclo e a mulher se sente sufocada, mas tem medo de abandonar a relação, muitas vezes pela dependência econômica, rompimento do laço afetivo, por uma série de fatores psicológicos de medo, temor e, cada vez mais prejudica sua saúde, principalmente moral”, disse.

O Promotor de Justiça enfatizou que para assegurar seus direitos é preciso que a mulher procure a Polícia Judiciária Civil, solicitando medidas protetivas. “Se ele descumprir as medidas de afastamento do lar, manter distância da mulher ele pode ser preso preventivamente por isso”, ressaltou que o problema é social e os familiares e vizinhos devem informar as autoridades competentes para medidas de proteção em favor da mulher vítima de violência doméstica.

Foto: Adevanir Martins


INFIRMUS

Polícia mira secretário de Curvelândia envolvido com transporte de cocaína em micro-ônibus da saúde

Investigações iniciaram após policiais do Gefron apreenderem 52 quilos de cocaína no mês de agosto no veículo utilizado para transporte de pacientes


MATO GROSSO

Cáceres está entre os municípios participantes da edição Centro-Oeste do Camping Escolar Regional

45 atletas com idade entre 11 e 18 anos de vários municípios mato-grossense participam das atividades.


CUIDADOS E DIREITOS

Defensoria Pública de Mato Grosso reforça os direitos das pessoas com transtornos mentais

Neste mês de setembro, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) chama a atenção da sociedade para a campanha do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio. Com o objetivo de assegurar os direitos básicos das pessoas com transtornos mentais, a DPEMT reforça que todos têm direito aos cuidados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Como explica o...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.